quinta-feira, 29 de junho de 2017

Exercício: Nomes das Partes do Corpo Humano em Inglês

Oi pessoal !

Hoje quinta feira tivemos aula de matemática II, biologia, filosofia , matemática I e inglês


Na aula de  matemática II foi  função inversa ( continuação).


Na aula de biologia foi laboratório

Na aula de filosofia o professor faltou

Na aula de matemática I foi progressão geométrica.

Na aula de inglês foi pates do corpo humano .

Exercício: Nomes das Partes do Corpo Humano em Inglês

Escolham a opção que melhor traduz os termos sublinhados a seguir.

1. Don't blow your nose here.

A. Boca
B. Nariz
C. Unha

2. Do you have a sore throat?

A. Boca
B. Nariz
C. Garganta

3. He has a stiff neck.

A. Pescoço
B. Cabelo
C. Mão

4. I hit my elbow and it hurt a lot.

A. Braço
B. Dedo
C. Cotovelo

5. He can't play because his knee is injured.

A. Joelho
B. Perna
C. Pé

6. Don't touch his arm.

A. Mão
B. Testa
C. Braço

7. I cut my finger the other day.

A. Pé
B. Olho
C. Dedo

8. Give me your hand.

A. Mão
B. Cabeça
C. Perna

Resposta

My answers!
1. b
2. c
3. a
4. c
5. a
6. c
7. c
8. a
Conclusão  achei importante a matéria.que ensina todo o corpo humano

Fonte  https://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-nomes-das-partes-do-corpo-humano-em-ingles-t20514.html


quarta-feira, 28 de junho de 2017

Peste Negra historia

Ola pessoal !

Hoje as aulas foram historia, física e biologia.


Na aula de historia foi peste negra 

Na aula de física foi 3 lei de newton.

Na aula de biologia foi prova

Peste Negra


Introdução

Meados do século XIV foi uma época marcada por muita dor, sofrimento e mortes na Europa. A Peste Bubônica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou cerca de um terço da população europeia. A doença mortal não escolhia vítimas. Reis, príncipes, senhores feudais, artesãos, servos, padres entre outros foram pegos pela peste.

A peste espalha a morte pela Europa 

Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades europeias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente.


Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. E as pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos para obterem seu alimento, o sangue.


Após adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas: primeiro apareciam nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue. Em seguida, vinham os vômitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida. Vale lembrar que, para piorar a situação, a Igreja Católica opunha-se ao desenvolvimento científico e farmacológico. Os poucos que tentavam desenvolver remédios eram perseguidos e condenados à morte, acusados de bruxaria. A doença foi identificada e estudada séculos depois desta epidemia.


Relatos da época mostram que a doença foi tão grave e fez tantas vítimas que faltavam caixões e espaços nos cemitérios para enterrar os mortos. Os mais pobres eram enterrados em valas comuns, apenas enrolados em panos.


O preconceito com a doença era tão grande que os doentes eram, muitas vezes, abandonados, pela própria família, nas florestas ou em locais afastados. A doença foi sendo controlada no final do século XIV, com a adoção de medidas higiênicas nas cidades medievais. 


Revoltas Camponesas 

Com a morte de boa parte dos servos, muitos senhores feudais aumentaram as obrigações, fazendo os camponeses trabalharem e pagarem impostos pelos que haviam morrido. Como a exploração sobre os servos já era exagerada, em muitos feudos, principalmente na França e Inglaterra), ocorreram revoltas camponesas. Estes, chegaram a invadir e saquear castelos, assassinando os senhores feudais e outros nobres. Os senhores feudais que conseguirarm sobrevirer não ficaram intertes aos movimentos de revolta. Organizaram exércitos fortes e combateram com violência as revoltas. Porém, em muitas regiões da Europa, os camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações servis.


Conclusão  Peste negra é o nome pela qual ficou conhecida, durante a Baixa Idade Média, a pandemia de peste bubônica que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas (mais ou menos um terço da população europeia), sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões, aproximadamente metade da população da época.

Fonte http://www.suapesquisa.com/idademedia/peste_negra.htm

terça-feira, 27 de junho de 2017

Europa - O Iluminismo historia

Hoje as aula foram de :

História,química,sociologia,religião,ed.física e matemática 1.


Na aula de História Europa no seculo xviii 


Na aula de química foi laboratório .

Na aula de sociologia foi positivismo .

Na aula de religião foi filme 

Na aula de ed.física foi  quadrilha ensaio.

Na aula de matemática 1 foi pg


e a tarde deve geografia que foi computador

Europa - O Iluminismo


Em meados do século XVIII, a Europa passou por uma importante transformação cultural, marcando a decadência do pensamento barroco. A burguesia inglesa e francesa, impulsionada pelo controle do comércio ultramarino, cresceu, dominando a economia do Estado. Em contrapartida, a nobreza e o clero, com seus ideais retrógrados, caíram em descrédito.
A ideologia burguesa culta, sustentada na crítica à velha nobreza e aos religiosos, propagou-se por toda Europa, sobretudo na França, onde foram publicados O Espírito das Leis (1748), de Montesquieu, e o primeiro volume da Enciclopédia (1751), que tem à frente Diderot, Montesquieu e Voltaire. As idéias desses enciclopedistas, defensores de um governo burguês e do ideal do "bom selvagem", de Rousseau - "o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, devendo, portanto, retornar para a natureza"-, impulsionaram o desenvolvimento das ciências, valorizando a razão como agente propulsor do progresso social e cultural. A burguesia, em oposição ao exagero cultista barroco, voltou-se para as questões mundanas e simples, relegando a religião a um segundo plano. Sua arte emergente caracterizou-se pela volta à simplicidade clássica.

Esse movimento, chamado Iluminismo, espalhou-se pela Europa, influenciando Portugal. Marquês de Pombal, ministro de D. José I, com o propósito de colocar o país em dia com o progresso Europeu, executou a tarefa de renovação cultural, expulsando os jesuítas, em 1759. O ensino, monopólio do clero, tornou-se então leigo. Fundaram-se escolas e academias, e Portugal passou a respirar um clima de novidade e de mudanças na arte, ciência e filosofia.
No século XVIII, o Brasil passou por mudanças importantes: a cultura jesuítica começou a dar lugar ao Neoclassicismo; Rio de Janeiro e Minas Gerais destacaram-se como centros de relevância política, econômica, social e cultural; foi crescente o número de estudantes brasileiros, que se expuseram às influências dos novos ideais e tendências, em universidades da Europa.

Conclusão  O século XVIII iniciou no dia 1 de Janeiro de 1701 e acabou no dia 31 de Dezembro de 1800, segundo o Calendário gregoriano.
O século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes, pois as ideias iluministas promovidas na Europa por filósofos se espalharam pelo mundo e inspiraram revoluções como a Revolução Francesa em 1789. Foi o último século da Idade Moderna e o primeiro da Idade Contemporânea.
Neste mesmo século houve a Revolução Industrial que iniciou na Inglaterra, que inovou os métodos de produção até então conhecidos. Os produtos começaram a ser produzidos em maior escala e menor tempo.

Fonte  http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/iluminismo

segunda-feira, 26 de junho de 2017

O que é Poema portugues

Ola pessoal !

Hoje segunda feira tivemos aulas de produção de texto, literatura,língua portuguesa  e química.

Na aula de produção de texto e literatura falamos sobre a festa junina 

Na aula de língua portuguesa foi poema

Na aula de química foi tabela periódica 


O que é Poema:

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema. Existem vários poemas que foram convertidos em canções, porque foi acrescentada música.
Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.
A palavra "poema" deriva do verbo grego "poein" que significa "fazer, criar, compor". A literatura grega teve grande importância nas composições literárias de várias épocas e culturas.
Na Grécia Antiga, todas as produções literárias - os gêneros épico, lírico e dramático - eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais.
O poema lírico, que era assim designado por ser cantado ao som da lira (instrumento musical), originou o gênero de arte que hoje se entende como lírico.
Os poemas dramáticos eram escritos em forma de verso para serem encenados.
No Brasil, alguns dos poetas ou poetisas mais famosos são Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, etc. Também com poemas em português, Fernando Pessoa é um dos poetas mais reconhecidos em todo o mundo.
Conclusão Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.
Fonte https://www.significados.com.br/poema/

sexta-feira, 23 de junho de 2017

força peso física

Oi pessoal!

Hoje tivemos aulas de matemática 2, geografia,produção de texto, física e literatura


Na aula de matemática 2 estudamos função identidade 


Na aula de geografia estudamos meios de orientação pelo sol 

Na aula de produção de texto e literatura a professora faltou 

Na aula de física foi força peso

Força Peso
Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de aceleração da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relação à superfície.
Relacionando com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:

A esta força, chamamos Força Peso, e podemos expressá-la como:

ou em módulo: 
O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser váriável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.
A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.
Existe uma unidade muito utilizada pela indústria, principalmente quando tratamos de força peso, que é o kilograma-força, que por definição é:
1kgf é o peso de um corpo de massa 1kg submetido a aceleração da gravidade de 9,8m/s².
A sua relação com o newton é:

Além da Força Peso, existe outra que normalmente atua na direção vertical, chamada Força Normal.
Esta é exercida pela superfície sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistência em sofrer deformação devido ao peso do corpo. Esta força sempre atua no sentido perpendicular à superfície, diferentemente da Força Peso que atua sempre no sentido vertical.
Analisando um corpo que encontra-se sob uma superfície plana verificamos a atuação das duas forças.

Para que este corpo esteja em equilíbrio na direção vertical, ou seja, não se movimente ou não altere sua velocidade, é necessário que os módulos das forças Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularão.

Por exemplo:
Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg:
(a) Na superfície da Terra (g=9,8m/s²);
(b) Na supefície de Marte (g=3,724m/s²).



Conclusão   força-peso é o resultado da atração gravitacional exercida pela Terra não somente sobre os objetos localizados próximo à sua superfície mas atuando também a distâncias relativamente longas. onde é a aceleração da gravidade e m a massa do objeto.


Fonte   http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/fp.php


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Exercícios Sobre Células Procarióticas E Eucarióticas biologia

Oi pessoal !

Hoje quinta feira tivemos aula de matemática II, biologia, filosofia , matemática I e inglês


Na aula de  matemática II foi  função inversa ( continuação).


Na aula de biologia foi células.

Na aula de filosofia o professor faltou

Na aula de matemática I foi progressão geométrica.

Na aula de inglês foi filme.



Exercícios Sobre Células Procarióticas E Eucarióticas


Questão 1
As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

a) de parede celular.
b) de organelas celulares.
c) de carioteca.
d) de membrana plasmática.
e) de citoplasma.
Questão 2
  • Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:
    Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:
    a) bactérias e plantas.
    b) bactérias e cianobactérias.
    c) animais e plantas.
    d) fungos e bactérias.
    e) protozoários e bactérias.

  • Questão 3
    Entre as organelas listadas a seguir, marque apenas aquela que é encontrada em uma célula procariótica:
    a) retículo endoplasmático.
    b) cloroplastos.
    c) mitocôndria.
    d) ribossomo.
    e) complexo golgiense.
Questão 4
(UFPB) Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas
a) lisossomos e peroxissomos.
b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
c) retículo endoplasmático e ribossomos.
d) ribossomos e membrana plasmática.
e) ribossomos e centríolos.
Questão 5
(Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:
a) não possuem material genético.
b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.
c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.
e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

Resposta Questão 1
Alternativa “c”. A classificação em procarióticas e eucarióticas é baseada na ausência ou presença de carioteca, uma membrana que envolve o material nuclear. Nas células procarióticas, essa membrana está ausente e por isso dizemos que elas não apresentam núcleo definido.
Resposta Questão 2
Alternativa “b”. Cianobactérias e bactérias são seres que apresentam células procarióticas, ou seja, que não possuem membrana envolvendo o material nuclear.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. Como essas células não apresentam estruturas membranosas em seu interior, a única organela encontrada em procariontes é o ribossomo.
Resposta Questão 4
Alternativa “d”. As estruturas comuns às células vegetais, animais e aos procariontes são os ribossomos e a membrana plasmática. É importante lembrar que, no interior de células procarióticas, não são encontradas estruturas membranosas.
Resposta Questão 5
Alternativa “b”. Os organismos procariontes são seres que apresentam células com material genético disperso no citoplasma em virtude da ausência de uma membrana nuclear (carioteca).
Conclusão Célula é a menor unidade estrutural de um organismo capaz de funcionar de forma independente. Consiste em citoplasma, geralmente, um núcleo (constituído de material genético, DNA) e várias outras organelas, todas rodeadas por uma membrana celular semipermeável.
Fonte http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-celulas-procarioticas-eucarioticas.htm




quarta-feira, 21 de junho de 2017

Célula biologia

Ola pessoal !

Hoje as aulas foram historia, física e biologia.


Na aula de historia foi prova

Na aula de física foi 3 lei de newton.

Na aula de biologia foi células

 Célula

A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.
A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.
A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula.
Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.
A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.
A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.

Estrutura das Células

Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula.
Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias
Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
O citoplasma - é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, que são estruturas responsáveis por diversas atividades da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.
Entre as organelas destacam-se:
  • mitocôndrias - é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;
  • ribossomos - fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;
  • retículo endoplasmático - rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;
  • complexo golgiense - formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
  • lisossomos - realizam a digestão dentro da célula;
  • centríolos - pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;
  • vacúolos - vesículas - pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água etc.
  • cloroplastos - organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.
O núcleo - é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca.
No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear - material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.
 conclusão  Célula é a menor unidade estrutural de um organismo capaz de funcionar de forma independente. Consiste em citoplasma, geralmente, um núcleo (constituído de material genético, DNA) e várias outras organelas, todas rodeadas por uma membrana celular semipermeável.
Fonte https://www.todamateria.com.br/celula/