terça-feira, 31 de maio de 2016

FASCISMO NA ITÁLIA

Ola pessoal!

Hoje tivemos aulas de língua portuguesa, historia educação física e literatura.

Na aula de português nos fizemos uma atividade que foi entrevista jornalística.

Na aula de literatura foi continuação da atividade

Na aula de historia o professor faltou mais, deixou uma atividade que era um resumo do capitulo 3 sobre o fascismo italiano   



FASCISMO NA ITÁLIA
Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), a Itália foi ignorada nos tratados que selaram o conflito. O desgaste social e econômico mal recompensado mobilizou diferentes grupos políticos engajados na resolução dos problemas da nação italiana. No ano de 1920, uma greve geral de mais de dois milhões de trabalhadores demonstrava a situação caótica vivida no país. No campo, os grupos camponeses sulistas exigiam a realização de uma reforma agrária.

A mobilização dos grupos trabalhadores trouxe à tona o temor dos setores médios, da burguesia industrial e dos conservadores em geral. A possibilidade revolucionária em solo italiano refletiu-se na ascensão dos partidos socialista e comunista. De um lado, os socialistas eram favoráveis a um processo reformador que traria a mudança por vias estritamente partidárias. Do outro, os integrantes das facções comunistas entendiam que reformas profundas deviam ser estimuladas.

O processo de divisão ideológica das esquerdas acontecia enquanto os setores conservadores e da alta burguesia pleitearam apoio ao Partido Nacional Fascista. Os fascistas liderados por Benito Mussolini louvavam uma ação de combate contra os focos de articulação comunista e socialista. Desse modo, o “fasci di combattimento” (fascismo de combatimento) passou a atacar jornais, sindicatos e comícios da esquerda italiana.

Criando uma força miliciana conhecida como “camisas negras”, os fascistas ganharam bastante popularidade em meio às contendas da economia nacional. A demonstração de poder do movimento se deu quando, em 27 de outubro de 1922, os fascistas realizaram a Marcha sobre Roma. A manifestação, que tomou as ruas da capital italiana, exigia que o rei Vitor Emanuel III passasse o poder para as mãos do Partido Nacional Fascista. Pressionado, a autoridade real chamou Benito Mussolini para compor o governo.

Inserido nas esferas de poder político central, os fascistas teriam a oportunidade de impor seu projeto político autoritário e centralizador. Já nas eleições de 1924, os representantes políticos fascistas ganharam a maioria no parlamento. Os socialistas, inconformados com as fraudes do processo eleitoral, denunciaram a estratégia antidemocrática fascista. Em resposta, o socialista Giacomo Matteotti foi brutalmente assassinado por partidários fascistas.

Mussolini já tomava ações no sentido de minar as instituições representativas. O poder legislativo foi completamente enfraquecido e o novo governo publicou a Carta de Lavoro, que declarava as intenções da nova facção instalada no poder. Explicitando os princípios fascistas, o documento defendia um Estado corporativo onde a liderança soberana de Mussolini resolveria os problemas da Itália. No ano de 1926, um atentado sofrido por Mussolini foi a brecha utilizada para a fortificação do estado fascista.

Os órgãos de imprensa foram fechados, os partidos políticos (exceto o fascista) foram colocados na ilegalidade, os camisas negras incorporaram as forças de repressão oficial e a pena de morte foi legalizada. O Estado fascista, contando com tantos poderes, aniquilou grande parte das vias de oposição política. Entre os anos de 1927 e 1934, milhares de civis foram mortos, presos ou deportados.

O apelo aos jovens e à família instigou grande apoio popular ao regime do “Duque”. Em 1929, os acordos firmados com a Igreja no Tratado de Ladrão aproximaram a população católica italiana ao regime totalitário. Ao mesmo tempo, o crescimento demográfico e o incentivo às obras públicas começaram a reverter os sinais da profunda crise que tomava conta da Itália. O setor agrícola e industrial passou a ganhar considerável incremento, interrompendo o processo inflacionário da economia.

Com a crise de 1929, a prosperidade econômica vivida nos primeiros anos do regime sofreu uma séria ameaça. Tentando contornar a recessão econômica, o governo de Benito Mussolini passou a entrar na corrida imperialista. No ano de 1935, os exércitos italianos realizaram a ocupação da Etiópia. A pressão das demais potências capitalistas resultaria nas tensões que desaguaram na deflagração da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), momento em que Mussolini se aproxima do regime 
nazista alemão.


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/fascismo.htm

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Ucrânia população


Ola pessoal!

Ontem não deve como postar mais hoje vou postar das aulas de ontem.

Ontem teve matemática 1,geografia,inglês,espanhol e ciência.

Na aula de matemática 1 teve equação do 2 grau onde a professora passou a forma da equação.

Na aula de inglês corrigimos o para casa  GRAMMAR: the imperative.

Na aula de espanhol teve continuação do filme El Clube dos incompreendidos.

Na aula de ciências teve ligação iônica perda e ganho de elétrons.

Na aula de geografia teve características da Ucrânia sendo clima e população, vou comentar um pouco mais desta  população. 


UCRÂNIA
A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, que se destaca por um Índice de Desenvolvimento Alto.
Segundo maior país do continente europeu, atrás somente da Rússia, a Ucrânia, cujo nome na língua eslava significa “Fronteira”, limita-se ao sul com a Moldávia, a sudoeste com a Romênia, Hungria e Eslováquia, a oeste com a Polônia, a noroeste com a Bielorrússia, a nordeste com a Rússia, além de ser banhada ao sul pelo Mar Negro.
A Ucrânia foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas que, aproveitando a fertilidade do solo ucraniano (“terra negra”), desenvolveram grandes plantações de cereais. A independência nacional foi proclamada em 16 de julho de 1990, sendo aprovada no dia 24 de agosto do mesmo ano. Desde então, a nação passou a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – grupo formado pela Rússia e as antigas repúblicas soviéticas.
Com a desagregação da União Soviética, a economia ucraniana sofreu grande declínio, pois a Rússia, principal importadora dos seus produtos agrícolas (beterraba, trigo, batata, milho, soja, etc.) e responsável pela aplicação de recursos financeiros no setor industrial, também teve a economia extremamente afetada, refletindo diretamente nas relações comerciais entre as duas nações. Desde 1990, a Ucrânia, visando alavancar o setor econômico, tem proporcionado incentivos para a entrada de capitais estrangeiros, atraindo filiais de empresas transnacionais. Outro destaque são as grandes reservas de carvão, ferro e manganês.
A população nacional apresenta grande diversidade cultural. Na porção leste do país, próxima à Rússia, os habitantes são seguidores do cristianismo ortodoxo, ligado ao patriarcado russo. A população do oeste ucraniano, por sua vez, é majoritariamente católica grega, aceitando a supremacia do Papa. Também existem movimentos separatistas, sobretudo na península da Crimeia, na qual a maioria da população é de origem russa.
O país ficou mundialmente conhecido após o acidente nuclear na usina de Chernobyl (em abril de 1986), que é considerado a maior catástrofe com material radioativo da história. Esse desastre provocou a morte de milhares de pessoas, além do desenvolvimento de cânceres após décadas do ocorrido. Por volta de 135 mil habitantes tiveram que abandonar a região onde estava instalada a usina.


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Desenho com carvão


Ola gente!

Iniciamos mais uma semana das 2 etapa do colégio Izabela Hendrix

Hoje tivemos aulas de Espanhol, produção de texto, inglês, matemática 2 e arte.

Em espanhol fizemos atividades do livro  verbo em espanhol.

Em produção de texto fizemos atividade onde eu escrevi uma carta de entrevista.

Em inglês corrigimos o para casa e depois foi filme Modern Family continuação 

Em matemática 2 corrigimos o para casa que foi sobre figura semelhantes.

Em arte fizemos um desenho com carvão 

Desenhos com carvão

O carvão é um material clássico no desenho, talvez o mais antigo. Usa-se para esboçar ou para desenhos definitivos de acordo com o suporte e a intenção. Já os homens primitivos usavam galhos queimados para desenhar.  
No Renascimento foi usado profusamente para fazer estudos preliminares  em paredes para "frescos".  
Atualmente é correntemente usado em aulas de artes visuais e em escolas e academias de arte, pois proporciona gradações muito expressivas. Nas aulas de desenho e figura humana é um dos materiais mais usados pelas suas ótima características de riscador, que se deposita suavemente no papel ao sabor dos gestos e que é possível apagar com miolo de pão, borrachas apropriadas (por ex: PVO carvão pode ser obtido a partir de ramos de salgueiro ou videira carbonizados (dentro de um recipiente fechado). Obtêm-se diversas durezas de carvão conforme o tempo de carbonização. O carvão pode ainda encontrar-se à venda no mercado, em variadas durezas quer sob a forma de pequenos galhos carbonizados com o aspecto original, quer com formas regulares de paralelepípedo ou cilindro e ainda envolvido por madeira. 
A escolha do papel é fundamental para o aspecto do trabalho pois o carvão comporta-se diferentemente em papéis mais lisos ou mais regulares ou mais rugosos, acentuando a sua textura. É importante também que o papel seja suficientemente sólido para resistir à borracha sem o esfolar.
Carvão em pau - apresenta-se com a forma original dos galhos. Os mais suaves são galhos de vinha. 
Carvão em barra regular - pode ser cilíndrico ou paralelepípedo. Existe em várias grossuras e durezas. Têm mais ou menos 18 cm de comprimento, tendo os mais grossos cerca de 1 cm de diâmetro. Podem ser cuidadosamente afiados. Os mais grossos podem afiar-se sobre uma superfície abrasiva como a lixa.
Carvão comprimido - são blocos de carvão obtidos pela redução a pó de madeira carbonizada misturada com ligante e comprimidos em forma de barra. Têm dimensões ente 9 e 12 cm e grossuras de cerca de 0,6 cm. Partem-se menos durante o trabalho, pois são mais resistentes. Em contrapartida também são mais difíceis de remover com a borracha.
Lápis de carvão - com carvão moído e aglutinado com um ligante fazem-se minas que se envolvem em madeira ou papel enrolado. São mais limpos, mas têm a característica por vezes negativa de só se poder usar a ponta, não se conseguindo facilmente obter traços grossos como nas outras modalidades. Existem numa escala que vai de 6B, passando por HB, até aos duros (8H).
O carvão usa-se no desenho de linhas ou no trabalho de  valores de claro escuro. Trabalha-se com muita facilidade sobre grandes superfícies, pois é macio e marca com facilidade. 
Usa-se também no esboço da pintura a óleo, acrílico ou na pintura de cenários, murais, etc., pois se desprende com facilidade, se o desejarmos deixando apenas suaves traços ou manchas que servem de guias no trabalho.
A dureza do carvão deve ser escolhida em função do tipo de trabalho. Para trabalhos mais lineares, menores ou com mais detalhe os mais duros. Para trabalhos com traços mais grossos, ou para obter manchas negras e maiores mais facilmente devem usar-se os mais macios e em barras.
A borracha ou miolo de pão pode também servir para aclarar zonas que se querem mais luminosas ou mais vazias. Alguns desenhistas diluem por aguada zonas de trabalho a carvão, obtendo o espalhamento suave deste. Por vezes deixam secar e tornam a desenhar por cima, avivando certos traços ou manchas.
O esfuminho é outro material associado ao carvão. Um papel tipo "mata-borrão" é enrolado sobre si próprio, formando um "lápis de papel" que serve para esfregar o desenho a carvão, atenuando traços e manchas, fazendo o espalhamento do pó ou obtendo zonas de cinzas mais homogêneas.
Embora não constitua propriamente uma regra, alguns artistas usam as próprias mãos para espalhar o carvão no desenho. Este processo se for bem sucedido não deve ser posto de parte. 
O trabalho de carvão é muito frágil. No final dos trabalhos o desenho deve ser fixado, coberto com um spray próprio, ou com uma solução vaporizada de álcool e goma laca.

C) ou mesmo com um pano macio.

conclusão :è fácil e suja muito 

Fonte: http://desmat.no.sapo.pt/mit_carvao.html

quarta-feira, 18 de maio de 2016

ligação iônica

Oi turma!

Hoje quarta fera dia 18/05/2016 tivemos aula legais, nossas aulas foram de matemática 1,geografia,inglês,espanhol e ciências.

Na aula de matemática 1 eu escrevi sobe equações do 2 grau e sobre sua incógnita x.

Na aula de geografia ele explicou sobre o filme Adeus Lenin, sobre o socialismo na Alemanha como já postei aqui no blog esta semana.

Na aula de inglês tive um filme Modern Family é uma série de TV de comédia americana. A série tem duração em média de 22 minutos cada episódio. Criada por Christopher Lloyd e Steven Levitan, é produzida pela ABC.



Na aula de espanhol foi filme chamado El Clube dos incompreendidos.


Resultado de imagem para el clube dos incompreendidos resumo

Na aula de ciências eu escrevi sobre ligação iônica onde vou compartilhar com vocês aqui no blog

Ligação Iônica


A ligação iônica é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions). Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva. 

A ligação iônica ocorre quando um elemento metálico reage com um ametálico. Os metais doam seus elétrons de última camada, esses serão recebidos pelos ametais. Vejamos como:
- Metais que possuem 1, 2, ou 3 elétrons na última camada se ligam com ametais que possuem 5, 6 ou 7 elétrons.

- Para formar a ligação iônica é necessário que um dos átomos possua uma tendência de ceder elétrons, enquanto outro tenha a tendência de receber elétrons. Os átomos com tendência a ceder elétrons são os metais das famílias IA, IIA, IIIA, e os átomos que recebem elétrons são os ametais que apresentam quatro, cinco, seis e sete elétrons na camada de valência. 

Como se formam compostos iônicos?
- Arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas. Tudo começa quando os íons unem-se devido às forças de atração eletrostática. Se observarmos por um microscópio, perceberemos a formação de retículos cristalinos, que são aglomerados de íons de forma geométrica bem definida.

- Os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, conseqüentemente, substâncias iônicas. A formação do sal de cozinha (cloreto de sódio) a partir de átomos de sódio (Na) e de cloro (Cl) é o exemplo que mais representa uma ligação iônica. O átomo de sódio consegue a estabilidade eletrônica quando perde um elétron, originando o íon Na+. O átomo de cloro atinge a estabilidade quando recebe um elétron, originando o íon Cl-

Os compostos constituídos pelos íons (Na+ e Cl-) são designados compostos iônicos, por serem eletronicamente estáveis, ou seja, ocorre uma interação eletrostática entre eles (cargas com sinal contrário se atraem): 

Na+ + Cl- → NaCl

Os compostos iônicos em geral apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares.


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Iinglês filme Truque de Mestre

Ola  pessoas

Hoje eu tive aula de espanhol, produção de texto, inglês, matemática 2 e artes


na aula de espanhol eu fiz atividade

na aula de produção de texto foi feito um ditado  com uso de ss ,s , ç

nas aulas de inglês foi filme chamado truque de mestre


Daniel Atlas (Jesse Eisenberg) é o carismático líder do grupo de ilusionistas chamado The Four Horsemen. O que poucos sabem é que, enquanto encanta o público com suas mágicas sob o palco, o grupo também rouba bancos em outro continente e ainda por cima distribui a quantia roubada nas contas dos próprios espectadores. Estes crimes fazem com que o agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo) esteja determinado a capturá-los de qualquer jeito, ainda mais após o grupo anunciar que em breve fará seu assalto mais audacioso. Para tanto ele conta com a ajuda de Alma Vargas (Melanie Laurent), uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.

na aula de matemática 2 corrigimos o para casa

e na aula de artes desenhamos

conclusão:Neste filme aprendi novas palavras em inglês.

domingo, 15 de maio de 2016

Inicio da 2ª etapa do 9 ano da escola Izabela Hendrix

Inicio da 2ª etapa do 9 ano da escola Izabela Hendrix em 13/05/2016

Ola pessoal!

Estamos iniciando a nossa 2ª etapa e tivemos a seguintes aulas: português, ciências, religião, geografia e musica.

Na aula de ciências estudamos sobra a tabela periódica onde a professora Lívia comentou sobre o s significado dos elementos.

Em religião falamos sobre o budismo e cristão.

Em geografia assistimos ao filme Adeus Lenin, onde gostaria de comentar com todos vocês.


O filme começa na época em que a Alemanha era dividida pelo muro, demonstra as limitações. Acontece uma passeata, onde o filho de Lenin participa, ele é preso no meio da confusão, a mãe dele vê e tem um infarto. Ela fica 8 meses em coma,nesses 8 meses o muro de Berlin cai e o comércio é permitido,depois ela acorda sem saber de nada.O filho faz de tudo para que ela não saiba,leva ela pra casa faz tudo para que ela não descubra,faz vídeos, monta embalagens etc. Ele descobre a verdade sobre o pai dele depois de tempos,que quando ele pequeno,a mãe dizia que foi embora pro lado oeste por causa de uma mulher,na verdade ele foi pelas torturas que sofreu,ela alegava não ir com os filhos pra lá pela dificuldade.Em seus últimos dias de vida ela pede pra ver o marido,o filho vai procura-lo,eles Lenin e o marido conversam. Assim o tempo passa, ele resolve mostrar a mãe o que aconteceu, mais com uma visão mais socialista do que capitalista. O filme em si fala sobre o fim da tentativa de socialismo, e o empenho do rapaz para que a mãe morresse acreditando e levando seus ideais socialistas com ela.


Vejam o filme e tirem a suas conclusões. 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

A Ascensão do Fascismo e do Nazismo historia

A Ascensão do Fascismo e do Nazismo


O fascismo surgiu devido à crise econômica vivida pela Itália a partir do fim da  primeira guerra mundial. Embora tendo ficado do lado vitorioso da Guerra, a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas, o que ocasionou um aumento na inflação, desemprego, fome, dentre outros problemas econômicos no país.O monarca, Rei Vitor Emanuel III, foi incapaz de atender às reinvindicações das manifestações populares, enquanto as classes médias e altas ficavam apavoradas com estas manifestações dos trabalhadores.

conclusão: o fascismo surgiu a crise econômica  pela Itália 


fonte:http://www.infoescola.com/historia/a-ascensao-do-fascismo-e-do-nazismo/

terça-feira, 3 de maio de 2016

Verso - Estrofe - Rima musica

Verso - Estrofe - Rima

Mudam-se o tempo, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía. 

Luís Vaz de Camões


Esteticamente, percebemos que se trata de um soneto, uma vez que o mesmo é constituído por quatro estrofes, sendo que uma possui quatro versos e a outra, três versos.

Vejamos agora o conceito de cada uma das partes constituintes da poesia:

Verso - É cada linha poética. Como o soneto é uma forma fixa, há sempre quatorze versos.

Estrofe - É o conjunto de versos. Como já foi mencionado, o soneto é formado por dois quartetos (estrofe com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).

Os versos de uma poesia podem ter rima, ou seja, semelhança sonora entre as palavras, seja no final ou no meio dos versos (rima interna).

Quanto à disposição, as rimas podem ser:

Verso - Estrofe - Rima


Interpoladas (intercaladas ou expostas) 

“Mudam-se o tempo, mudam-se as vontades, (a)
Muda-se o ser, muda-se a confiança; (b)
Todo mundo é composto de mudança, (b)
Tomando sempre novas qualidades”. (a)



Cruzadas (ou alternadas) 

“O tempo cobre o chão de verde manto, (a)
Que já coberto foi de neve fria, (b)
E em mim converte em choro o doce canto”. (a)

Emparelhadas 

“O universo não é uma idéia minha. (a)
A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha. (a)
A noite não anoitece pelos meus olhos. (b)
A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos”. (b)
Fernando Pessoa

Encadeadas
“Voai, zéfiros mimosos
Vagarosos, com cautela”.
Silva Alvarenga

Não só o número de versos, estrofes e a presença de rimas que são fatores preponderantes numa poesia, mas também outros elementos formais, tais como: Métrica (medida dos versos) e Ritmo(alternância de sílabas quanto à intensidade).

É importante sabermos que existem poemas escritos com ou sem rima, e com ou sem regularidade métrica. Os versos sem métrica regular (possuem tamanhos diferentes) são versos livres, e os versos soltos, sem rima entre si, são chamados de versos brancos 

fonte :http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/versoestroferima.htm

segunda-feira, 2 de maio de 2016

possessivos tônicos y átonos espanhol

posesivos tónicos y átonos

Introducción

Los determinantes y pronombres posesivos indican la posesión, la pertenencia. Concordarán en género y número con la palabra a la que hacen referencia.
Me llamo Julia y estoy buscando mi sombrero. Mipapá dice que está en el armario, pero ese no esel mío, es el suyoMis sombreros no están allí. ¡Mira! Nuestro perro lleva el suyo.

Determinantes posesivos átonos

Los determinantes posesivos átonos siempre van delante del nombre. Concuerdan en género y número con el objeto o persona al que acompañan, pero solo la primera y segunda persona del plural tienen forma femenina.
Ejemplo:
Estoy buscando mi sombrero.
Ella busca su sombrero.
Nuestro perro lleva un sombrero.
Nuestra gata no tiene sombrero.
personasingularplural
1ª persona del singularmimis
2ª persona del singulartutus
3ª persona del singularsusus
1ª persona del pluralnuestro/-anuestros/-as
2ª persona del pluralvuestro/-avuestros/-as
3ª persona del pluralsusus

Determinantes posesivos átonos

Los determinantes posesivos átonos siempre van delante del nombre. Concuerdan en género y número con el objeto o persona al que acompañan, pero solo la primera y segunda persona del plural tienen forma femenina.
Ejemplo:
Estoy buscando mi sombrero.
Ella busca su sombrero.
Nuestro perro lleva un sombrero.
Nuestra gata no tiene sombrero.
personasingularplural
1ª persona del singularmimis
2ª persona del singulartutus
3ª persona del singularsusus
1ª persona del pluralnuestro/-anuestros/-as
2ª persona del pluralvuestro/-avuestros/-as
3ª persona del pluralsusus
 


conclusão :  Los determinantes y pronombres posesivos indican la posesión, la pertenencia. Concordarán en género y número con la palabra a la que hacen referencia.


fonte :https://espanol.lingolia.com/es/gramatica/pronombres-y-determinantes/posesivos