quarta-feira, 18 de maio de 2016

ligação iônica

Oi turma!

Hoje quarta fera dia 18/05/2016 tivemos aula legais, nossas aulas foram de matemática 1,geografia,inglês,espanhol e ciências.

Na aula de matemática 1 eu escrevi sobe equações do 2 grau e sobre sua incógnita x.

Na aula de geografia ele explicou sobre o filme Adeus Lenin, sobre o socialismo na Alemanha como já postei aqui no blog esta semana.

Na aula de inglês tive um filme Modern Family é uma série de TV de comédia americana. A série tem duração em média de 22 minutos cada episódio. Criada por Christopher Lloyd e Steven Levitan, é produzida pela ABC.



Na aula de espanhol foi filme chamado El Clube dos incompreendidos.


Resultado de imagem para el clube dos incompreendidos resumo

Na aula de ciências eu escrevi sobre ligação iônica onde vou compartilhar com vocês aqui no blog

Ligação Iônica


A ligação iônica é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions). Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva. 

A ligação iônica ocorre quando um elemento metálico reage com um ametálico. Os metais doam seus elétrons de última camada, esses serão recebidos pelos ametais. Vejamos como:
- Metais que possuem 1, 2, ou 3 elétrons na última camada se ligam com ametais que possuem 5, 6 ou 7 elétrons.

- Para formar a ligação iônica é necessário que um dos átomos possua uma tendência de ceder elétrons, enquanto outro tenha a tendência de receber elétrons. Os átomos com tendência a ceder elétrons são os metais das famílias IA, IIA, IIIA, e os átomos que recebem elétrons são os ametais que apresentam quatro, cinco, seis e sete elétrons na camada de valência. 

Como se formam compostos iônicos?
- Arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas. Tudo começa quando os íons unem-se devido às forças de atração eletrostática. Se observarmos por um microscópio, perceberemos a formação de retículos cristalinos, que são aglomerados de íons de forma geométrica bem definida.

- Os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, conseqüentemente, substâncias iônicas. A formação do sal de cozinha (cloreto de sódio) a partir de átomos de sódio (Na) e de cloro (Cl) é o exemplo que mais representa uma ligação iônica. O átomo de sódio consegue a estabilidade eletrônica quando perde um elétron, originando o íon Na+. O átomo de cloro atinge a estabilidade quando recebe um elétron, originando o íon Cl-

Os compostos constituídos pelos íons (Na+ e Cl-) são designados compostos iônicos, por serem eletronicamente estáveis, ou seja, ocorre uma interação eletrostática entre eles (cargas com sinal contrário se atraem): 

Na+ + Cl- → NaCl

Os compostos iônicos em geral apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário