Oi pessoal !
Hoje eu tive aula de português ciências ensino religioso
matemática 2 geografia e música
Na aula de português foi artigo de opinião: vou postar um
pouco sobre esta matéria
É comum encontrar circulando no rádio,
na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por
parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente
apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.
É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:
a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.
É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:
a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.
fonte :http://brasilescola.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm
Na aula de ciências foi grandezas: vou postar um pouco sobre esta matéria
Grandezas físicas são aquelas grandezas que
podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e
quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos
fenômenos físicos.
Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar. Já as grandezas vetoriais necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.
Grandeza física é diferente de unidade física. Por exemplo: o Porche 911 pode alcançar uma velocidade de 300 km/h. Nesse exemplo em questão, a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.
As grandezas vetoriais possuem uma representação especial. Elas são representadas por um símbolo matemático denominado vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja:
Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza;
Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.
Abaixo temos a representação de uma grandeza vetorial qualquer e as suas características, veja:
Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar. Já as grandezas vetoriais necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.
Grandeza física é diferente de unidade física. Por exemplo: o Porche 911 pode alcançar uma velocidade de 300 km/h. Nesse exemplo em questão, a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.
As grandezas vetoriais possuem uma representação especial. Elas são representadas por um símbolo matemático denominado vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja:
Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza;
Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.
Abaixo temos a representação de uma grandeza vetorial qualquer e as suas características, veja:
Para representar um
vetor pegamos uma letra qualquer e sobre ela colocamos uma seta, assim como
mostra a figura abaixo:
Existem duas maneiras
de representação do módulo de um vetor. Uma delas consiste em ter apenas a
letra que representa o vetor, sem a seta em cima dele. A outra forma consiste
na letra que representa o vetor, juntamente com a seta sobre ele, e entre os
sinais matemáticos que representam o módulo.
fonte : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/grandezas-fisicas.htm
Na aula de matemática foi circunferências: vou postar um pouco sobre esta matéria
A circunferência é o conjunto de todos os pontos de um
plano, que estão a uma mesma distância de um determinado ponto, chamados
centro. Essa distância é denominada raio r da circunferência.
O comprimento C de uma circunferência de raio r pode ser determinado
retificando-se a circunferência:
Arcos e ângulos
Consideremos dois pontos, A e B, em uma circunferência de centro O. o
ângulo formado pelos segmentos OB e AO, com o vértice no centro, é denominado
ângulo central.
AÔB = ângulo central
O ângulo central determina na circunferência dois arcos de
circunferência:
Se A e B forem coincidentes, teremos um arco nulo e outro de uma volta.
Grau e Radiano
As unidades de medida de arcos são grau e radiano. Arcos de 1° é aquele
cujo comprimento é igual a 1/360 do comprimento da circunferência. O arco de
uma volta corresponde, portanto, a C=360°.
Arco de um radiano (1 rad), é aquele cujo comprimento é igual ao raio da
circunferência em que esta contido.
Se 1 rad é a medida de um arco cujo comprimento (retificado) é igual a
1r, então 2 rad é a medida de um arco de comprimento igual a 2r, μrad é a
medida de um arco de comprimento igual a μr e 2 μrad é a medida de um arco de
comprimento e 2 μr. O arco de uma volta corresponde, portanto, C = 2μr. Logo:
Denomina-se medida de um arco em radianos a razão entre seu comprimento
e o comprimento do raio da circunferência em que está contido, ambos na mesma
unidade de medida.
fonte :http://www.infoescola.com/geometria-plana/circunferencia/
Na aula de geografia foi Japão: vou postar um pouco sobre
esta matéria
Japão é um país insular da Ásia
Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República
Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo.
População: 127,3 milhões (2013) Banco Mundial
Moeda: Iene
Nenhum comentário:
Postar um comentário