sexta-feira, 2 de setembro de 2016

artigo de opinião. português

Oi pessoal !

Hoje eu tive aula de português ciências ensino religioso matemática 2 geografia e música

Na aula de português foi artigo de opinião: vou postar um pouco sobre esta matéria

É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.

É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.

Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:

a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.

b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.

d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.

e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.

f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.

g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).

h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.

 fonte :http://brasilescola.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm


Na aula de ciências foi grandezas: vou postar  um pouco sobre esta matéria

Resultado de imagem para grandezas


 Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.

Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar. Já as grandezas vetoriais necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.

Grandeza física é diferente de unidade física. Por exemplo: o Porche 911 pode alcançar uma velocidade de 300 km/h. Nesse exemplo em questão, a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.

As grandezas vetoriais possuem uma representação especial. Elas são representadas por um símbolo matemático denominado  vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja:

Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza;
Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.

Abaixo temos a representação de uma grandeza vetorial qualquer e as suas características, veja:



Para representar um vetor pegamos uma letra qualquer e sobre ela colocamos uma seta, assim como mostra a figura abaixo:

Existem duas maneiras de representação do módulo de um vetor. Uma delas consiste em ter apenas a letra que representa o vetor, sem a seta em cima dele. A outra forma consiste na letra que representa o vetor, juntamente com a seta sobre ele, e entre os sinais matemáticos que representam o módulo.


 fonte : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/grandezas-fisicas.htm

Na aula de matemática foi circunferências: vou  postar  um pouco sobre esta matéria



Resultado de imagem para circunferencia
circunferência é o conjunto de todos os pontos de um plano, que estão a uma mesma distância de um determinado ponto, chamados centro. Essa distância é denominada raio r da circunferência.

O comprimento C de uma circunferência de raio r pode ser determinado retificando-se a circunferência:

Arcos e ângulos
Consideremos dois pontos, A e B, em uma circunferência de centro O. o ângulo formado pelos segmentos OB e AO, com o vértice no centro, é denominado ângulo central.
AÔB = ângulo central

O ângulo central determina na circunferência dois arcos de circunferência:

Se A e B forem coincidentes, teremos um arco nulo e outro de uma volta.
Grau e Radiano
As unidades de medida de arcos são grau e radiano. Arcos de 1° é aquele cujo comprimento é igual a 1/360 do comprimento da circunferência. O arco de uma volta corresponde, portanto, a C=360°.


Arco de um radiano (1 rad), é aquele cujo comprimento é igual ao raio da circunferência em que esta contido.


Se 1 rad é a medida de um arco cujo comprimento (retificado) é igual a 1r, então 2 rad é a medida de um arco de comprimento igual a 2r, μrad é a medida de um arco de comprimento igual a μr e 2 μrad é a medida de um arco de comprimento e 2 μr. O arco de uma volta corresponde, portanto, C = 2μr. Logo:

Denomina-se medida de um arco em radianos a razão entre seu comprimento e o comprimento do raio da circunferência em que está contido, ambos na mesma unidade de medida.

  fonte :http://www.infoescola.com/geometria-plana/circunferencia/

Na aula de geografia foi Japão: vou postar um pouco sobre esta matéria


Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo.

População127,3 milhões (2013) Banco Mundial
MoedaIene

Língua oficialLíngua japonesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário