Ola pessoal !
Hoje tivemos aulas de literatura, língua portuguesa e química.
Na aula de química aprendemos sobre átomos. Gostaria de compartilhar com vocês sobre esta matéria onde melhorou o meu aprendizado.
O átomo foi definido como uma unidade indivisível até o final do século XIX, quando foi proposto o primeiro modelo atômico que provava a existência de partículas subatômicas. Com o passar dos anos, novos estudos experimentais foram realizados e novos modelos atômicos surgiram.
Baseado no modelo atômico Rutherford-Bohr, o átomo é formado por uma região central positiva denominada núcleo, cercado por elétrons em órbitas circulares. Os átomos são formados basicamente por três partículas, são elas: prótons, nêutrons e elétrons.
NÚCLEO ATÔMICO
O núcleo de um átomo é uma região pequena, comparado ao volume atômico total do um átomo, densa e positiva, formada por prótons e nêutrons. Os prótons são partículas positivas que apresentam massa,aproximadamente duas mil vezes maior que a massa do elétron. A existência de uma partícula positiva presente no átomo foi observada pelo físico Eugen Goldstein, mas sua existência só foi comprovada por experiências realizadas por Ernest Rutherford. Em 1932, James Chadwick descobriu a presença de partículas neutras,chamadas nêutrons, que possuem massa com valor muito próximo a dos prótons.
A quantidade de prótons presente no núcleo representa o número atômico (Z), e diferencia um elemento químico de outro.
p = Z
Já o número de massa de um átomo é representado pela letra A, e corresponde à soma das quantidades de prótons e nêutrons presentes no núcleo:
A = Z + n
Onde:
p = número de prótons = z
n = número de nêutrons
p = Z
Já o número de massa de um átomo é representado pela letra A, e corresponde à soma das quantidades de prótons e nêutrons presentes no núcleo:
A = Z + n
Onde:
p = número de prótons = z
n = número de nêutrons
Podemos escrever o número de massa e o número atômico junto ao elemento químico:
Z EA
Para o elemento sódio (Z = 11), que apresenta número de massa 23, temos:
11 Na23
ELÉTRONS
Os elétrons são partículas de carga elétrica negativa, descobertas pelo cientista Joseph John Thomson, e sua massa é desprezível em ralação ao núcleo. A quantidade de elétrons e prótons presentes em um átomo é a mesma, justificando a neutralidade do átomo, já que a atração elétrica entre os prótons e elétrons em um átomo é o que o mantém unido, o tronando estável. Os elétrons se encontram na eletrosfera, que corresponde a maior parte do volume atômico, girando ao redor do núcleo em órbitas (ou camadas) com energia definida. Há no máximo sete camadas ao redor do núcleo e são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo. A camada mais externa é também a mais energética
Conclusão: Eu aprendi que o núcleo de um átomo é uma região pequena ao volume atômico e também que os elétrons são partículas de carga elétrica negativa e são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário