quarta-feira, 12 de julho de 2017

Exercícios Sobre Absolutismo historia Fotossíntese biologia

Hoje quarta feira  as aula foram de

Na aula de historia foi absolutismo


Na aula de física foi entregar a prova de física 

Na aula de biologia foi Fotossíntese



Exercícios Sobre Absolutismo


Questão 1
  •  O pensamento político e econômico europeu, em fins do século XVII e no século XVIII, apresentou uma vertente de crítica ao Absolutismo e ao Mercantilismo, predominantes na Europa, na Idade Moderna. Qual das ideias abaixo caracteriza essa nova corrente de pensamento?
    a) É necessária a regulamentação minuciosa de todos os aspectos da vida econômica para garantir a prosperidade nacional e o acúmulo metalista.
    b) O Estado, com função de polícia e justiça, deve ser governado por um rei, cuja autoridade é sagrada e absoluta porque emana de Deus.
    c) A fim de proteger a economia nacional, cada governo deve intervir no mercado, estimulando as exportações e restringindo as importações.
    d) O poder do soberano era ilimitado, porque fora fruto do consentimento espontâneo dos indivíduos para evitar a anarquia e a violência do estado natural.
    e) O Estado, simples guardião da lei, deve interferir pouco, apenas para garantir as liberdades públicas e as propriedades dos cidadãos.

  • Questão 2
    O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), autor de “O Leviatã”, acreditava que a violência generalizada de todos contra todos era a regra geral da política e que, para conter tal violência intestina, era necessária a força de um poder político centralizador e autoritário. Podemos dizer que Hobbes pensava dessa forma sobretudo porque:
    a) não concordava com as ideias liberais de Adam Smith.
    b) não concordava com as ideias contratualistas de Jean-Jacques Rousseau.
    c) vivia na época das Guerras Civis Religiosas.
    d) vivia na época do Terror Revolucionário francês.
    e) não concordava com o neocontratualismo de John Rawls.

  • Questão 3
    (Fuvest) “É praticamente impossível treinar todos os súditos de um [Estado] nas artes da guerra e ao mesmo tempo mantê-los obedientes às leis e aos magistrados.” (Jean Bodin, teórico do absolutismo, em 1578).
    Essa afirmação revela que a razão principal de as monarquias europeias recorrerem ao recrutamento de mercenários estrangeiros, em grande escala, devia-se à necessidade de:
    a) conseguir mais soldados provenientes da burguesia, a classe que apoiava o rei.
    b) completar as fileiras dos exércitos com soldados profissionais mais eficientes.
    c) desarmar a nobreza e impedir que esta liderasse as demais classes contra o rei.
    d) manter desarmados camponeses e trabalhadores urbanos e evitar revoltas.
    e) desarmar a burguesia e controlar a luta de classes entre esta e a nobreza.

  • Questão 4
    Quando se estuda o absolutismo monárquico, é frequente vermos a frase “O Estado sou Eu', proferida pelo Rei Sol, Luís XIV. É correto dizer que essa frase:
    a) torna patente o uso do simbolismo solar, característico da maçonaria francesa.
    b) explicita o conteúdo do absolutismo, no qual o rei é a fonte da soberania e do poder.
    c) explica o Estado francês da época erroneamente, já que o rei não governava de fato.
    d) foi proferida após Luís XIV ter vencido a Revolução Puritana e o exército de Cromwell.
    e) foi proferida após Luís XIV ter vencido a Guerra das Duas Rosas.
    • Resposta Questão 1
      Letra E
      O pensamento aludido no enunciado é o liberal. O liberalismo desferiu críticas contundentes contra a forma de condução da política econômica operada pelo Absolutismo e expressa no conceito de Mercantilismo. O Mercantilismo era caracterizado, politicamente, pelo intervencionismo do Estado nas trocas econômicas, fato que era repudiado pelos liberais.


    • Resposta Questão 2
      Letra C
      Thomas Hobbes viveu um dos períodos mais turbulentos da Europa e da Inglaterra (em especial). Sua vida permeou as sucessivas guerras religiosas entre católicos, puritanos e anglicanos, o que fez com que concebesse uma visão sobre a política que levasse em conta o elemento central da violência.


    • Resposta Questão 3
      Letra D
      Os reis absolutistas sabiam que, se armados, seus súditos poderiam, em face de quaisquer insatisfações políticas, rebelarem-se contra a autoridade real. Para tanto, evitavam compor algo como um “exército nacional” e contratavam o serviço de mercenários para engrossar as fileiras do exército real, geralmente composto pela aristocracia guerreira.


    • Resposta Questão 4
      Letra B
      A frase de Luís XIV explicita o absolutismo porque a fonte do poder era ele próprio, o rei. O rei era o soberano, e não o povo – como aconteceria nas democracias do século XX, e o povo não era constituído de cidadãos, como hoje entendemos esse conceito, mas por súditos do rei. As transformações dessa concepção política só começaram com as chamadas “revoluções burguesas”
    • Conclusão aprendi que o Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.
    • Fonte.http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-absolutismo.htm
    • Fotossíntese

  • O que é 

    A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.

    Processo 

    Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.

    A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.

    O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.

  • Conclusão aprendi que processo da fotossíntese acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta a acaba percorrendo pelo caule até as folhas em forma de seiva, que é chamada de seiva bruta. A folha absorve a luz do Sol através da clorofila, substancia que dá a cor verde das folhas das plantas

  • Fonte  http://www.todabiologia.com/botanica/fotossintese.htm

terça-feira, 11 de julho de 2017

vôlei ed física hobbes historia

Ola pessoal !

História,química,sociologia,religião,ed.física e matemática 1.

Na aula de História foi Hobbes do absolutismo 

Na aula de química foi izabela mix 

Na aula de sociologia foi correção da prova 

Na aula de ed.física foi vôlei

Na aula de matemática 1 foi sequência 

hobbes


Thomas Hobbes foi um pensador britânico que iniciou sua carreira acadêmica em algumas escolas de Westport, seguindo posteriormente seus estudos na Universidade de Oxford. Inicialmente trabalhou como responsável pela educação de William Cavendish, filho de uma tradicional família inglesa. Nesse período, teve a oportunidade de entrar em contato com as obras clássicas, principalmente, nas temporadas em que esteve na França e na Itália. 

Após a viagem, percebeu que as teorias aristotélicas perdiam espaço para os princípios recentemente difundidos pelos cientistas Galileu Galilei e Johannes Kepler. Por isso, gastou um bom tempo revisando as obras de grandes figuras da cultura greco-romana. Foi a partir daí que Thomas Hobbes publicou, em 1629, uma tradução de “História da Guerra do Peloponeso”, do escritor ateniense Tucídides. Logo após essa primeira publicação, voltou a realizar viagens com outro aluno da família Cavendish.



Nesse novo período de viagens, Hobbes encontrou-se com três proeminentes cientistas de sua época: Galileu, Descartes e Mersenne. Ao entrar em contato com as contribuições de cada um desses ilustres, a empolgação de Hobbes pelo racionalismo atingiu novos patamares. Inspirado pelos teoremas e princípios desenvolvidos pelas ciências da natureza, o pensador britânico começou a enxergar a razão como uma maneira infalível de se compreender o mundo. 

Tomando como referência algumas importantes descobertas da Física, iniciou a fabricação da obra "Uma Curta Abordagem a Respeito dos Primeiros Princípios". Logo em seguida se dedicou a uma coleção dividida em três partes: “De Corpore” que tratava da observação de fenômenos físicos à luz de conceitos de movimento; “De Homine”, obra em que reflete sobre os desejos e o processo de apreensão humano; e “De civie”, onde pensa sobre as instituições que organizam a sociedade. 

Sendo contemporâneo das guerras civis que aconteceram durante a Revolução Inglesa, Hobbes teve maior interesse na reflexão política. No ano de 1650, publicou a obra “Os elementos da lei”, sendo essa dividida nas seções “Natureza Humana” e “Do Corpo Político”. No ano seguinte, Thomas Hobbes publicou “O Leviatã”, aquela que seria a maior de suas contribuições intelectuais. É com esse livro que temos consolidada a perspectiva contratualista da teoria política de Hobbes. 

De acordo com suas teorias, os homens teriam uma necessidade natural de abandonar seu “estado de natureza”. Tal estado seria um tipo de ordem caótica onde “o homem é lobo do homem”, ou seja, onde a necessidade de sobrevivência seria predominante a qualquer tipo de ordenação maior. Para Hobbes, seria impossível definir quando os homens abandonaram o estado de natureza, pois esse fora experimentado em épocas bastante remotas. 

Com o abandono do estado de natureza, os homens passariam a se perceber enquanto seres sociais e, por isso, teriam que delimitar regras de convivência harmoniosa. É a partir de então que aparece a idéia do “contrato”. Para Hobbes, o contrato teria origem na vontade dos homens em abdicar de algumas de suas vontades em favor da legitimação de uma autoridade real incumbida de buscar a ordem e a segurança nacional.

Dessa maneira, Hobbes compreende o Estado como um mal necessário para que a estabilidade entre os homens fosse alcançada. O poder de livre escolha seria entregue ao Estado que, em nome de um bem comum, utilizaria de suas várias instituições e ferramentas administrativas para sustentar a ordem. É mediante a enormidade de instrumentos de controle que o autor denomina o Estado como um leviatã, um conhecido monstro marinho da narrativa bíblica. 

Passada a conturbação política inglesa com a restauração monárquica, Thomas Hobbes voltou para seu país de origem, em 1660, depois de ter sua obra desaprovada por algumas autoridades da época. No ano de 1666, Thomas Hobbes foi novamente incomodado pelas autoridades britânicas quando recaiam suspeitas de que “O Leviatã” teria inspiração ateísta. No fim da sua vida, dedicou-se a traduzir outras obras clássicas como “Ilíada” e “Odisséia”, ambas do poeta grego Homero.


Conclusão   aprendi que o  Thomas Hobbes (5 de abril de 1588 — 4 de dezembro de 1679) foi um matemáticoteórico político e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651). Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes. No estado natural, embora alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais de forma a estar isento do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo e, uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra e, por isso, formam sociedades através de um contrato social

Fonte http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/thomas-hobbes.htm

vôlei



O vôlei, também chamado de volley ou voleibol, é um esporte de origem norte-americana do século XIX. É um esporte de popularidade significativa em grande parte do mundo, e está presente em muitos torneios e eventos esportivos de âmbito internacionais, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como é praticado quase que igualmente tanto por homens quanto mulheres.
A quadra de vôlei é atravessada por uma rede, que a divide em dois campos. Cada campo só pode ser ocupado pela sua respectiva equipe. O objeto usado para a prática de vôlei é uma bola e o objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos ao mandar a bola para o campo adversário e fazer com que ela toque o chão. A instituição responsável pela organização de eventos e da regulação das regras é a FIVB, Fédération Internationale de Volleyball.

Os movimentos do vôlei

  • Saque: É o movimento que dá início à partida. Para fazê-lo, um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo de seu campo e deve fazê-la atravessar a rede. Caso os jogadores não consigam receber a bola e ela toque o chão, é marcado ponto e a equipe que sacou no primeiro momento tem o direito de saque novamente.
  • Passe: É o movimento comum de recepção da bola. Pode ser feito em qualquer lugar do campo. Uma das principais formas de passe é a manchete. Nela, o jogador une as mãos e aplica uma pequena força quando a bola chega até ele. O objetivo principal desse fundamento é, além de evitar que a bola toque o chão, entregar a bola em boas condições para o levantador.
  • Levantamento: É normalmente o segundo contato que um time tem com a bola. Após ser recebida com um passe, um jogador a entrega para outro, sendo esse denominado, naquele omento, levantador. Com as pontas dos dedos, ele empurra a bola para cima. O objetivo principal desse fundamento é manter a bola em uma altura suficiente para que o atacante mande-a para o campo adversário com chances de marcar um ponto.
  • Ataque: É o último contato do time com a bola antes de mandá-la para o campo adversário. Para fazê-lo, é recomendável que o jogar esteja o mais próximo possível da rede, dê um salto e projete seu corpo para frente, para que seu peso possa ser “transferido” para a bola. O objetivo desse fundamento é mandar a bola para o campo adversário em uma tentativa de que ela não consiga ser recebida pelo outro time e toque o chão.
  • Bloqueio: É uma possível forma de defesa, assim como o passe, após um ataque. Nela, um ou mais jogadores saltam ao mesmo tempo que o atacante do time adversário e tentam com as palmas das mãos rebater a bola para que ela volte ao campo adversário.

As regras do vôlei

  1. Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
  2. Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária. Caso não tenha, o set prossegue até que uma equipe conquiste tal vantagem.
  3. Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.
  4. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas.
  5. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.

Conclusão   aprendi que Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar.
Fonte http://regrasdoesporte.com.br/tudo-sobre-volei-de-quadra-regras-fundamentos-e-historia.html

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Química Propriedades Periódicas dos Elementos e literatura Nova Zelândia

Ola pessoal !

Hoje segunda feira tivemos aulas de produção de texto, literatura,língua portuguesa  e química.

Na aula de produção de texto e literatura foi prova e palestra sobre a Nova Zelândia

Na aula de língua portuguesa a professora faltou

Na aula de química foi tabela periódica 

Propriedades Periódicas dos Elementos



As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes à esses elementos que variam de acordo com sua posição na tabela periódica, ou seja, com o número atômico.

As propriedades periódicas são: eletronegatividadeeletropositividaderaio atômicoafinidade eletrônicapotencial de ionizaçãodensidade atômicavolume atômicotemperatura de fusão e temperatura de ebulição. As quatro últimas propriedades muitas vezes são consideradas aperiódicas por apresentarem um certo desordenamento: o volume atômico cresce, no período, do centro para as extremidades; as temperaturas de fusão e ebulição crescem com o raio atômico nas famílias da esquerda (1A e 2A), e decrescem nas da direita (gases nobres e halogênios).
As propriedades mais estudadas são:

Eletronegatividade

A eletronegatividade é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação química, logo, não pode ser calculada a eletronegatividade de um átomo isolado.
escala de Pauling, a mais utilizada, define que a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima, devido à diminuição do raio atômico e do aumento das interações do núcleo com a eletrosfera; e no período da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do número atômico.
flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica.

Conclusão aprendi que Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e taispropriedades são alteradas de acordo com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica, Eletronegatividade, Eletropositividade e Potencial de Ionização.


Fonte http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-periodicas-dos-elementos/
                                                  Nova Zelândia

Temperatura
A temperatura média da Nova Zelândia diminui conforme você viaja para o sul. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes e julho é o mês mais frio do ano. No verão, a temperatura máxima fica na média entre 20 a 30ºC (70 a 90°F) e no inverno, entre 10 a 15ºC (50 a 60°F).
Você pode verificar as condições do clima na Nova Zelândia no website Met Service da Nova Zelândia.

Estações e vestuário

Como a Nova Zelândia está localizada no hemisfério sul, conta com estações opostas às daqueles que vivem na metade norte do mundo.
Verão: Dezembro a fevereiro
O verão na Nova Zelândia é moderado a quente, com temperaturas variando em torno de 20 a 30 graus Celsius. Na maioria dos locais você pode usar bermudas e uma camiseta ou regata durante o dia, vestindo uma malha à noite.
Outono: Março a maio
As temperaturas durante essa época são um pouco mais frias que no verão, mas o clima pode ser excelente. O vestuário adequado inclui calças leves ou bermudas e uma camiseta ou camisa de manga longa. Nessa estação pode esfriar à noite; portanto, previna-se com uma malha quente.
Inverno: Junho a agosto
O inverno na Nova Zelândia traz o clima mais frio grande parte do país, com neve ao sul e chuva ao norte. Você precisará de jeans, camisas de manga longa e casacos na maioria dos lugares e se estiver indo para as termas montanhosas, recomenda-se levar luvas e malhas grossas.
Primavera: Setembro a novembro
Junto com a primavera despertam climas de todos os tipos: espere tudo, desde dias frios, gelados e claros a ensolarados e quentes. Se você estiver visitando nessa época, esteja preparado para esse tipo de clima. Jeans são ideais, e sobreposições funcionam bem na parte de cima, pois podem ser colocadas e retiradas dependendo do clima.

Quatro estações em um dia

O clima da Nova Zelândia pode mudar de forma inesperada. Se você for caminhar ou fazer outras atividades ao ar livre, esteja preparado para mudanças repentinas de clima e de temperatura.

Chuva

A precipitação média da Nova Zelândia é elevada e uniformemente distribuída ao longo do ano. Nas áreas central e norte da Nova Zelândia as chuvas são mais frequentes no inverno do que no verão, enquanto na maioria das regiões ao sul da Nova Zelândia, o inverno é a estação menos chuvosa. Assim como nas áreas de produção da maravilhosa floresta nativa, a chuva abundante torna a Nova Zelândia o lugar ideal para agricultura e horticultura.

Neve 

A neve aparece geralmente durante os meses de junho a outubro embora breves períodos frios possam ocorrer fora desses meses. A maior parte da neve na Nova Zelândia cai nas áreas montanhosas, como Central Plateau ao norte e Southern Alps ao sul. Ela também cai fortemente no interior de Canterbury e Otago. 

Conclusão aprendi que na Nova Zelândia (em inglêsNew Zealandpronunciado: ˈnjuː ˈziː.l(ə)nd]; em maoriAotearoapronunciado: aɔˈtɛaɾɔa) é um país insular, oficialmente pertencente à Oceania, no sudoeste do Oceano Pacífico, formado por duas massas de terra principais (comumente chamadas de Ilha do Norte e Ilha do Sul) e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham. O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca". Os domínios da Nova Zelândia também incluem as Ilhas Cook e Niue (que se autogovernam, mas em associação livre); Tokelau; e a Dependência de Ross (reivindicação territorial da Nova Zelândia na Antártida).

Fonte  http://www.newzealand.com/br/feature/new-Zealand-climate-and-weather/

domingo, 9 de julho de 2017

Caminho da Roça Nos Ritmos Brasileiros

ola pessoal!

Ontem dia 8 de julho tivemos na escola o Caminho da Roça, Nos Ritmos Brasileiros.


O primeiro e o segundo ano foi a  dança High School Musical e ja o terceiro ano apresentou a dança de quadrilha.

vou falar um pouco do High School Musica.

High School Musical é um telefilme americano do gênero musical, o primeiro da trilogia produzida pelo canal Disney Channel. Posteriormente ao seu lançamento em 20 de janeiro de 2006, tornou-se o filme de maior sucesso já produzido pelo Disney Channel Original Movie.

Conclusão  achei interessante o caminho da roça ter sido uma mistura de ritmos tipo rock, pop e musicas brasileiras pois assim pude aprender danças que nao sao desta epoca. 

                                                   High School Musical 
                                                         


                                                           Rock

                                                                     Quadrilha  Brasileira

quinta-feira, 6 de julho de 2017

comidas em inglês inglês weber filosofia

Oi pessoal !

Hoje quinta feira tivemos aula de matemática II, biologia, filosofia , matemática I e inglês.

Na aula de  matemática II o professor faltou.

Na aula de biologia foi laboratório.

Na aula de filosofia o professor corrigiu a prova de sociologia e filosofia que foi sobre weber e socratis.

Na aula de matemática I o professor corrigiu atividade sobre sequencias. 

Na aula de inglês foi comidas em inglês. 

comidas em inglês 


Egg – ovo
Bread – pão
Pasta – macarrão
Rice – arroz
Cheese – queijo
Meat – carne
Chicken – frango
Fish – peixe
Oil – óleo
Butter – manteiga
Sugar – açúcar
Salt – sal
Pepper - pimenta
Fruits = frutas
Apple – maçã
Orange – laranja
Lemon – limão
Banana – banana
Tangerine – mexerica
Grapes – uvas
Pineapple – abacaxi
Pear – pêra
Apricots – damasco
Peaches – pêssego
Strawberries – morango
Raspberries – amora
Honeydew melon- melão
Avocado – abacate
Papaya – mamão
Mango – manga
Kiwi – kiwi
Watermelon – melancia
Figs – figo
Prunes – ameixa preta
Guava – goiaba
Cashew nut – caju
Coconut – coco
Vegetables = vegetais
Tomato – tomate
Potato – batata
Pepper – pimentão
Beans – vagem ou feijão
Peas – ervilha
Carrots – cenoura
Cabbage – couve ou repolho
Broccoli – brócolis
Cauliflower – couve-flor
Garlic - alho
Leeks – alho poró
Cucumbers – pepino
Corn – milho
Lettuce – alface
Asparagus – aspargo
Eggplant – beringela
Celery – aipo
Onion – cebola
Drinks = bebidas
Water – água
Coffee – café
Tea – chá
Juice – suco
Milk – leite
Soda - refrigerante

Conclusão  Apesar de associarmos lemon a limão, a fruta não é a mesma a que estamos acostumados. O limão de casca verde, bastante utilizado no Brasil, é chamado, no inglês, lime Lemon é o que conhecemos como limão siciliano, e pode também ser usado para a lima.
Fonte http://www.infoescola.com/ingles/vocabulario-alimentos-food/

                                                                      weber



Entre os grandes pensadores da Sociologia, Max Weber (1864-1920) é considerado um dos autores mais influentes. Seus trabalhos possuem enorme abrangência de assuntos e voltam-se para áreas do pensamento político, do Direito, da História e da Economia. Essa característica acabou tornando-se altamente valorosa por razões aparentes: o mundo social está em contato direto com todos esses ramos aos quais Weber dedicou seus trabalhos.
Tendo sido precedido por outros dois grandes pensadores da área da Sociologia, Karl Marx e Émile Durkheim, Weber também tentou compreender as mudanças sociais que se desenvolviam no cerne das grandes cidades que viviam a Revolução Industrial. Por meio de estudos com base em observações empíricas, Weber identificou pontos centrais sobre os quais construiu conceitos-chave que serviram como base do restante de suas teorias.
Conclusão   aprendi que o Karl Emil Maximilian Weber  foi um intelectual, jurista e economista  alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.

Fonte http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/introducao-teoria-max-weber.htm

quarta-feira, 5 de julho de 2017

historia Absolutismo e biologia fotossíntese

Hoje quarta feira  as aula foram de

Na aula de historia foi absolutismo 


Na aula de física foi prova de física 

Absolutismo


Resultante do processo de centralização política das monarquias nacionais europeias, o absolutismo era um sistema político da Idade Moderna. Suas principais características são: ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista.


Numa monarquia absolutista, o rei tinha com seus súditos uma relação marcada pelo princípio da fidelidade: todos, sem exceção, deviam obediência e respeito ao monarca e seus representantes. Estes possuíam a prerrogativa de julgar e legislar ao invocar a mera vontade do soberano. Isso quer dizer, é claro, que questionar publicamente o desejo do monarca ou de seus agentes poderia ser considerado por si só um crime passível de punição, como pôde ser visto durante o reinado daquele que é considerado o expoente máximo do absolutismo: o monarca francês Luís XIV (1638-1715), cognominado como o Rei Sol. Durante seu reinado, ele concederia prêmios em dinheiro e incentivos fiscais à burguesia de modo a favorecer as manufaturas, e aplacaria a influência da nobreza ao distribuir favores, pensões e empregos na sede da corte dos Bourbon em Versalhes, onde viveriam milhares de aristocratas subordinados a ele. Deste modo, Luís XIV obteve sucesso em controlar ambos os grupos sociais.





Nesta época, surgiriam teorias políticas que justificavam tamanho poder. A primeira apareceria ainda no século XVI, na obra A República, do francês Jean Bodin (1530-96). Esses escritos defendiam que o fortalecimento do Estado, gerando uma soberania inalienável e indivisível por parte do soberano, era a única maneira realmente eficaz para se combater a instabilidade política. Essa linha de pensamento seria complementada por O Leviatã, do inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que afirmaria que o rei não deveria justificar seus atos perante ninguém. Mas seriam as ideias do bispo francês Jacques Bénigne Bossuet (1627-1704) que se provariam mais influentes para o regime absolutista. Em sua obra A política inspirada na Sagrada Escritura, ele apresenta a origem da realeza como divina. O monarca seria o representante de Deus na Terra, e, como tal, suas vontades seriam infalíveis, não cabendo aos súditos questioná-las. Essas ideias formariam a base da doutrina política oficial do absolutismo francês, sendo conhecidas em seu conjunto como a teoria do direito divino dos reis

Uma condição essencial para a formação deste tipo de monarquia foi a grande quantidade de arrecadação alcançada após a consolidação do projeto de colonização nas Américas. Isso enriqueceria substancialmente as monarquias nacionais, possibilitando a manutenção dos exércitos e marinhas. Com o tempo, surgiria a noção do metalismo, uma das questões mais importantes da nova política econômica do período que se convencionou chamar de mercantilismo. Para o metalismo, a riqueza de um reino seria medida pela quantidade de metais preciosos dentro de suas fronteiras. Para garantir isso, era fundamental que fossem vendidas mais mercadorias do que compradas, a fim de que fosse alcançada uma balança comercial positiva. Para conseguir tal objetivo, o Estado intervinha na economia e impunha o protecionismo, de modo que as barreiras alfandegárias ficassem praticamente intransponíveis para os produtos estrangeiros

Conclusão aprendi que o Absolutismo é uma teoria política que defende  alguém (em geral, uma monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.

Fonte  http://www.infoescola.com/historia/absolutismo/

Na aula de biologia foi fotossíntese 


                                         FOTOSSÍNTESE

fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo em que a energia solar é capturada e transformada em energia química. Por meio dela, muitos organismos autotróficos conseguem sintetizar material orgânico, ou seja, produzir seu próprio alimento.
fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos e, portanto, é realizada em maior intensidade em tecidos ricos nessa organela, como o parênquima clorofiliano encontrado nas folhas. O processo pode ser dividido em duas etapas principais: as reações luminosas, que ocorrem na membrana do tilacoide, e as reações de fixação de carbono, que ocorrem no estroma do cloroplasto.
Conclusão  aprendi que a fotossíntese  é para obter a energia para os seres vivos e para as plantas
Fonte http://brasilescola.uol.com.br/biologia/fotossintese.htm