terça-feira, 4 de julho de 2017

matemática 1 (SEQUENCIAS) e Química (Massa de modelar, geleca)

Hoje terça feira  as aula foram de :

História,química,sociologia,religião,ed.física e matemática 1.


Na aula de História foi correção da prova de historia e na aula de Sociologia fizemos prova de Filosofia e Sociologia.


 Na aula de religião foi filme 

Na aula de ed.física foi  quadrilha ensaio.

Na aula de matemática 1 foi sequencias

Sequências



Geralmente quando queremos determinar certos elementos de um conjunto, ordenamos esses elementos seguindo um determinado padrão. Dizemos que esse conjunto corresponde a uma sequencia ou sucessão. Elementos de uma sequencia podem ser de vários tipos. Veremos alguns exemplos propostos  a seguir:

  • A escalacão de um time de futebol escritos em ordem alfabética: (Deola, Marcio, Marcos, Kleber, Valdivia,...,Victor).
  • Anos em que aconteceram os jogos panamericanos no período de 1991 a 2007: (1991, 1995, 1999, 2003, 2007)
  • Sequência dos números primos: (2, 3, 5, 7, 11, 13, ...)
Cada um desses elementos dos conjuntos que chamamos de sequência ou sucessões é denominado termo. Na sequência que anteriormente dizemos ser uma escalação de um time de futebol, Deola é o primeiro termo, Marcio o segundo termo, e assim por diante. De um modo geral , a representação dos termos de uma sequência é dada por uma letra e um índice que indica a posição do termo na sequência.
O primeiro termo da sequência, por exemplo, pode aparecer indicado como A1, O segundo termo por A2, o terceiro termo por A3 e assim sucessivamente. Além dessas definições de sequências indicamos também o n-ésimo termo conhecido também  pela notação definida An. O elemento An (termo geral) pode representar qualquer termo da sequência assim quando formos nos referir por exemplo ao 15° termo da sequência, basta indicarmos por An=A15.
Indicamos também por An qualquer elemento que queremos tomar, pois An é conhecido principalmente por ser um termo de ordem n. A representação de uma sequência dada por definição é : (A1, A2, A3, A4, ..., An).
Se uma sequência qualquer possui o último termo dizemos que ela é uma sequência finita. Se essa sequência não possui o último termo, dizemos que é infinita. Veja os exemplos a seguir:

Sequência finitas

Números primos entre 2 e 29 (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29); Posição relativa de times de futebol da primeira divisão do futebol brasileiro (1°, 2°, 3°, 4°, 5°, ..., 20°).

Sequências infinitas

Números naturais (0, 1, 2, 3, 4, 5, ...); O conjunto entre todos os números primos (2, 3, 5, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, ...); O conjunto de todos os números pares (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, ...).

Conclusão  entendi que a materia sequencia ~e uma ordem a ser seguida.

Fonte  http://www.infoescola.com/matematica/sequencias/






Na aula de química foi laboratório experiencia com amoeba (massinha). Vou falar abaixo.

FAZENDO UMA GELECA DE COLA E BÓRAX

O ânion, formado quando o bórax está em solução aquosa, liga-se às moléculas do PVA (cola branca), formando ligações cruzadas que dão o aspecto elástico da geleca.
Os polímeros são macromoléculas orgânicas (moléculas gigantes) formadas pela união sucessiva de monômeros (moléculas orgânicas pequenas).  Entre os tipos de polímeros existentes, temos as borrachas, que podem ser naturais ou sintéticas.
As borrachas naturais são obtidas por meio do látex, secreção da seringueira (Hevea brasiliensis) que tem aspecto leitoso (líquido branco). O monômero que compõe a borracha natural é o isopreno, mostrado abaixo:




No entanto, essa borracha é muito quebradiça em dias frios e extremamente gosmenta em dias quentes. Assim, para se tornar útil para a fabricação dos mais diversos objetos, a borracha passa pelo processo de vulcanização, onde a sua estrutura é modificada. Átomos de enxofre são adicionados e unem as estruturas lineares iniciais do látex, formando pontes de enxofre que aumentam a resistência e a dureza da borracha.
Ao considerar esse assunto em sala de aula, o professor pode enfatizar para os alunos como é possível modificar a estrutura de um polímero por meio de uma atividade prática. O experimento a seguir é considerado muito divertido, pois o polímero que será obtido terá um aspecto gosmento, chamado por muitos de “geleca”, e o aluno poderá manipular.

Materiais e Reagentes:
  • Luvas de proteção individual;
  • Cola branca;
  • Bórax (pode ser adquirdo em farmácias);
  • Corante alimentício (pode ser anilina);
  • Água;
  • 1 colher de café de plástico;
  • 3 copos descartáveis grandes (usados para suco);
  • 3 copos descartáveis pequenos (usados para café);
  • 1 palito de sorvete.

Procedimento:
A primeira coisa a ser feita é produzir uma solução aquosa de bórax com título aproximado de 0,04 ou 4% em massa.
Mas é importante lembrar que o bórax é o tetraborato de sódio deca-hidratado (Na2B4O7 . 10 H2O), que é um material perigoso porque pode causar irritação na pele e nas mucosas. Por isso, o uso de luvas é imprescindível. 
 .
  • Coloque dois copos pequenos (para café) de água no copo grande. Isso corresponderá a cerca de 100 mL de água;
  • Adicione uma colher de café de boráx, não muito cheia, na água que está no copo grande;
  • Mexa bem e reserve essa solução;
  • Coloque um copo pequeno de água e um copo pequeno de cola branca em outro copo grande;
  • Adicione o corante da cor de sua preferência;
  • Misture bem com o palito de sorvete;
  • Observe a consistência dessa solução;
  • Coloque no terceito copo grande a mesma medida (utilize o copo pequeno) da solução de bórax e da solução de cola;
  • Misture bem com o palito de sorvete;
  • Observe a consistência da mistura obtida. Agora você pode tocar e manusear como quiser o polímero obtido.

Quando colocamos o bórax em água para formar a solução, ele é dissociado e se obtém o ânion [B(OH)4]-, conforme o equilíbrio químico mostrado abaixo:


conclusão , achei que uma cola tem varias funções, alem de colar ela também serve para fazer massa de modelar.

Fonte   http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/fazendo-uma-geleca-cola-borax.htm




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