História,química,sociologia,religião,ed.física e matemática 1
Na aula de História foi Expansão marítima espanhola
Na aula de química foi reunião sobre o izabela mix
Na aula de Sociologia foi weber
Na aula de religião foi filme
Na aula de ed.física foi queimada
Na aula de matemática 1 foi potenciação
Expansão Marítima Espanhola
A Espanha unificou o território com a queda de Granada, em 1492, concluiu o processo de expulsão dos árabes e criou a monarquia. O primeiro investimento espanhol ao mar resultou na descoberta da América, pelo navegador italiano Cristóvão Colombo (1452 - 1516).
Apoiado pelos reis católicos Fernando Aragão e Isabel de Castela, Colombo partiu em agosto de 1492 com as caravelas Nina e Pinta e com a nau Santa Maria rumo a oeste, chegando na América em outubro do mesmo ano.
Dois anos depois, o papa Alexandre VI foi mediador do Tratado de Tordesilhas, e dividiu as terras do Novo Mundo entre espanhóis e portugueses.
França
E foi uma crítica ao Tratado de Tordesilhas que impulsiono a expansão ultramarina francesa começou em 1520, tendo a consolidação da monarquia. A França saía da Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453), das lutas do rei Luís XI (1461 - 1483) e senhores feudais.
O rei Francisco I criticava o teor do tratado e passaram a fazer expedições, chegando ao Rio de Janeiro e Maranhão, de onde foram expulsos. Na América do Norte chegaram à região hoje ocupada pelo Canadá e o estado da Louisiana, nos Estados Unidos.
Inglaterra
Os ingleses, que também estavam envolvidos na Guerra dos Cem Anos, Guerra das Duas Rosas (1455 - 1485) e conflitos com senhores feudais, buscavam uma nova rota para as Índias passando pela América do Norte.
Os métodos não eram ortodoxos para a realidade atual, como o incentivo da rainha Elizabeth I (1558 - 1603) à pirataria contra a Espanha. Os ingleses dominaram o tráfico de escravos para a América Espanhola e fundaram estabelecimentos nas Índias.
Holanda
No mar, a Holanda bastante capitalizada, estabeleceu-se na Guiana, em ilhas no Caribe, na América do Norte e fundou Nova Amsterdã, conhecida hoje como Nova Iorque.
Conclusão Grandes navegações: A expansão marítima espanhola. A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos
Fonte https://www.todamateria.com.br/expansao-maritima-europeia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário