terça-feira, 12 de setembro de 2017

Escola de Frankfurt filosofia/sociologia

Hoje terça feira  as aula foram de

História,química,sociologia,religião,ed.física e matemática 1.


Na aula de História foi aspectos gerais o renascimento  

Na aula de química foi laboratório

Na aula de Sociologia foi escola de frankfunt

Na aula de religião foi filme 

Na aula de ed.física foi xadrez 


Na aula de matemática 1 foi p.a e p.g 

Escola de Frankfurt 

Contexto Histórico: Resumo

A Escola de Frankfurt teve seus alicerces fundados em 1923. Nesse ano, Félix Weil realizou um congresso acadêmico de sucesso que reuniu os principais pensadores marxistas da época.
Contudo, a fundação do "Instituto para Pesquisa Social" (Institut für Sozialforschung) se daria somente em 22 de junho de 1924.
Era um anexo da Universidade de Frankfurt que estava sob a direção de Carl Grünberg. Ele dirigiu a instituição até 1930, ano em que assume Max Horkheimer.
Mais tarde, com a ascensão do nazismo, o instituto é transferido para Genebra e Paris. Em 1935, foi transferido para Nova Iorque, Estados Unidos.
Ali, será acolhido pela Universidade de Colúmbia, até 1953, quando o Instituto para Pesquisa Social retorna à Frankfurt definitivamente.

Principais Características

Os teóricos da Escola de Frankfurt foram capazes de compartilhar seus pressupostos teóricos e desenvolver uma postura crítica. Essa postura esteve oposta ao determinismo comum às teorias positivistas.
Foram inspirados por pensadores como Kant, Hegel, Marx, Freud, Weber e Lukács,
Os “frankfurtianos” também ficaram marcados pela influência marxista, contudo, consideraram alguns fatores sociais que o próprio Marx não previu.
Sua análise recai sobre a “superestrutura”. Ou seja, os mecanismos que determinam a personalidade, a família e a autoridade, analisadas no contexto da estética e da cultura de massa.
Para os estudiosos, as técnicas de dominação seriam ditadas pela Indústria Cultural, principal responsável pela massificação do conhecimento, da arte e da cultura.
As técnicas físicas de reprodução da obra de arte, bem como sua função social também são temáticas recorrentes da escola.
Os assuntos mais recentes e que têm dominado os estudos da Escola de Frankfurt são:
  • as novas configurações da razão libertadora;
  • a emancipação do ser humano pela arte e o prazer;
  • a ciência e a técnica enquanto ideologia.

Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica

A ênfase no componente “crítico” e “dialético” da teoria frankfurtiana são aspectos fundamentais para elaboração de um arcabouço teórico.
Assim, ela é capaz de realizar a autocrítica como forma de rejeição de toda pretensão absoluta.
Compreendida enquanto uma autoconsciência social crítica, a “teoria crítica” busca a mudança e emancipação do ser humano por meio do esclarecimento. 


Conclusão   Escola de Frankfurt consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim.

Fonte https://www.todamateria.com.br/escola-de-frankfurt/

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