História,química,sociologia,religião,ed.física e matemática 1.
Na aula de História foi aspectos gerais o renascimento
Na aula de química foi nacl (Cloreto de sódio)
Na aula de Sociologia foi platao
Na aula de ed.física foi xadrez
Na aula de matemática 1 foi p.a e p.g
Cloreto de sódio
O cloreto de sódio (NaCl) consiste em um dois mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica, e apresenta em sua estrutura um cátion, derivado do elemento químico sódio, e um ânion, derivado do elemento químico cloro, monovalentes, que confere à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares. Comumente é designado por sal de cozinha ou simplesmente por sal, e se apresenta em condições normais como um sólido cristalino branco.
O NaCl apresenta uso doméstico no processo de salga da comida e na conservação de alimentos (carnes e pescados). Na alimentação humana, é importante que contenha pequenas concentrações de compostos iodados, compostos esses difíceis de serem encontrados naturalmente, sendo que sua carência metabólica pode acarretar problemas de tireoide, por isso ao sal de cozinha é adicionado iodo. Entretanto, o excesso de NaCl no organismo causa diversos problemas, muitos derivados do aumento da pressão arterial.
O NaCl também está presente na composição do soro fisiológico, o qual deve estar na concentração de 0,9 % para que apresente pressão osmótica isotônica à sanguínea. Entretanto, algumas de suas aplicações são menos difundidas, como sua utilização nos Estados Unidos e na Europa nos períodos de frio intenso para remoção da neve de rodovias, uma vez que sua adição direta provoca a redução no ponto de fusão da água, processo esse chamado de crioscopia, e consequente derretimento da neve.
Industrialmente é matéria prima direta para a produção de cloro gasoso (Cl2), o qual é utilizado no tratamento da água potável, na produção de hidróxido de sódio (NaOH), importante base industrial, e na produção de hipoclorito de sódio (NaOCl), agente alvejante e bactericida. Além disso, é utilizado na manufatura do papel e na produção de sabões e detergentes. Também possui uso indireto na produção de ácido clorídrico (HCl), importante ácido industrial e acadêmico, por eletrólise de sua solução aquosa.
Historicamente o NaCl, ou apenas sal, estaria diretamente ligado à etimologia da palavra salário, a qual “é derivada do latim salarium argentum, que significa ‘pagamento em sal’”. Isso porque os soldados romanos eram remunerados por uma iguaria muito cara, a qual podia ser trocada por bens diversos; essa iguaria era o sal. Além disso, essa subatância servia como um importante e quase insubstituível conservante alimentar para a época. Atualmente, o NaCl é obtido da água do mar, onde está presente em concentração média de 26g/L, processo esse conhecido por salinas, ou de minas subterrâneas, conhecidas por sal-gemas.
Conclusão O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.
Fonte http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/cloreto-de-sodio/
Principais características do Renascimento
- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.
- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.
Conclusão O humanismo foi uma corrente intelectual que se destacou na filosofia e nas artes, e que desenvolveu o espírito crítico do ser humano. Racionalismo: ao defender a razão humana, essa corrente filosófica foi importante para desenvolver diversosaspectos do pensamento renascentista em detrimento da fé medieval.
Fonte http://www.suapesquisa.com/renascimento/caracteristicas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário